24.1.05

A Cor de Seus Olhos - Axioma de Maria

Suíça. Entre Guerras.

Raphael veio para uma conferência acerca da mecânica quântica. Marcos é militar alemão de férias. Ivan é aluno de Carl Gustav Jung. Angela mora sozinha, toca piano no restaurante onde os três costumam jantar. Seus olhos são cinzentos.

Raphael envia-lhe poesias escritas nos guardanapos, ao custo da caríssima caneta que recebera da organização do congresso e ostentara como símbolo de seu crescente prestígio como jovem pesquisador. Ela gosta das poesias e vem agradecê-lo pessoalmente; passam a ter longas conversas sobre música, poesia e arte moderna em passeios pelas praças de Geneva, mas ele teme, possivelmente com razão, que ela, embora agrade-se dele, não o corresponda.

Marcos a encontra sendo intimidada por alguns de seus compatriotas nacionais socialistas, e os rechaça usando da patente. Percebe então o quanto veio a se importar com ela, mesmo nunca tendo trocado palavras. Ela diz pouco ou quase nada, e ele se preocupa, pois imagina, possivelmente com razão, que ela esconda algo. Escolta-a até em casa e, aprendendo o endereço, passa a vigiá-lo de quando em quando.

Seus medos não são infundados: os nazistas tentam invadir e vandalizar o apartamento de Angela, vindo Marcos a intervir e frustrá-los novamente. Agora ele lhe pede explicações, e ela diz que a perseguem por ser alemã e judia, refugiada. Marcos, é um entusiasta de sua pátria; ao ouvir isto, dá-lhe as costas e vai embora, como se agora considerasse os vândalos justificados em sua atitude. Ela cai na cama e chora, percebendo que também se importa com ele.

Ivan observara tudo, à distância: Angela e Raphael, os vândalos, Angela e Marcos. A sensação de que tudo aquilo era, de alguma forma, uma repetição, o assombra; as teses de seu professor encaixam-se feito luva na realidade. Arquétipos humanos dentro dos quais a experiência é assimilada. Símbolos quase universais de personalidades, situações que no fundo são sempre as mesmas. O masculino rejeitando mas, também, desesperadamente buscando o feminino - Maria, o 4º pilar de Deus. Fogo, Terra, Ar e Água; e quem era qual? Quem tinha sido qual, em cada momento, e quantas vezes?

Ele aborda Angela em um beco escuro, quase a mata de susto. Tenta explicar-lhe tudo que pensa, mas sua linguagem é, como sempre, cifrada, só sabe falar sem falar, a ação direta está além de seu alcance.

"Você tem que fazer alguma coisa", é o melhor que ele consegue lhe dizer, antes que ela se afaste como quem escapa de um pedinte, "tem que fazer parar, tem que impedir de acontecer de novo!"

Marcos volta para a casa um dia para encontrar o apartamento de seu tio, onde passava as férias, destruído. Amaldiçoa a vaca judia que lhe valera tanto tormento, mas suas palavras soam vazias. Ele corre para o apartamento de Angela e a encontra retornando de um passeio com Raphael. No momento em que Marcos, sem nem trocar uma palavra, está prestes a esmurrar o rosto do físico, Ivan surge do nada e intervém. A essa altura já está enlouquecido, balbuciando fórmulas astrológicas e cabalísticas incessantemente; Angela parece entender parte do que ele diz, põe-se a proteger ambos de Marcos, que agora ameaça agredi-la.

Ela insulta-o e o ameaça. Ele a ama e a odeia; não consegue aceitar que o destino de uma das porcas de Davi lhe importe tanto, não consegue negar o que lhe foi ensinado. Raphael percebe e entende o que eles sentem entre si e, no instante antes dele tentar falar, os nazistas surgem, armados, com juras de vingança. Raphael põe-se na frente de Angela e recebe as balas, dando tempo a Marcos de revidá-las, eliminando seus algozes. Ela chora sobre o corpo de Raphael, mas ele morre vendo em seus olhos cinzentos que ela escolhera o outro.

Marcos a abraça até quase machucá-la, a todo tempo perguntando se algo tinha lhe ocorrido. Beijam-se. Ele já esqueceu o exército, já esqueceu sua devoção à pátria; Angela agora é sua vida.

Ivan caminha calmamente até a residência de Carl Jung e tenta assassiná-lo, como quem culpa uma luneta pela queda de um cometa. A pedido do médico, preocupado com seu aluno, o caso não é registrado, mas Ivan é enviado para uma casa de saúde, aonde, frequentemente, dizia a seus médicos e companheiros de tratamento a única coisa que Angela havia entendido naquele dia:

"O nome de Deus tem 3 letras que se tornam 4."

Tempo.