29.12.04

Eu Não Tenho Botão de Desliga

Os robôs andróides da série Data foram, após um protótipo bem-sucedido, os primeiros a receberem um chip emulador de emoção humana.

Foi um desastre. O andróide original, junto com outros 4, foram os únicos a aceitar bem o upgrade, tendo os demais em sua maioria se tornado depressivos, violentos, obcecados ou, simplesmente, preguiçosos improdutivos, inúteis para a sociedade. Foram inúmeras queixas humanas e de outros andróides mas, principalmente, dos próprios modelos Data, que amaldiçoavam o dia em que receberam o chip (que, aliás, lhes permitira a peculiaridade de amaldiçoar). Queixavam-se das mágoas, da rejeição, do desejo, do medo e da dúvida. Tornou-se comum uma compulsão mista, simultânea, pelo convívio com humano e pela mentira, que passou a ser conhecida como Síndrome de Pinóquio. Houveram alguns casos de suicídio, outros de homicídios, e muitos de agressão de diversas formas.

Para reparar este problema a companhia fabricante, Z., decidiu, após muitas pesquisas em caráter de emergência, implementar na série uma função simples e eficaz: um botão de desligamento do chip emulador. Bastaria aos Data então, que, sempre que suas emoções os atormentassem, apertassem o botão.

Fracasso absoluto. O botão nunca foi utilizado. E todos os robôs, sem exceção, ao serem perguntados acerca do motivo de tal atitude, foram unânimes em sua resposta:

"Eu não tenho botão de desliga."