22.12.04

Os Manuscritos

Respostas sobre a criação do cosmos, a existência de um criador, propósito para o Universo, para a vida, ou o modo como todas essas coisas são e funcionam de fato sempre abundaram em todas as culturas, criadas ou obtidas das mais diversas formas. Uma nova, polêmica e, por que não? Original resposta foi recentemente encontrada, através dos assim batizados "Manuscritos da Lagoa Rodrigo de Freitas".

Tais manuscritos foram encontrados, conforme sugere o nome, às margens da Lagoa, por um grupo inocente de jogadores de basquetebol, e eram guardados por uma temível criatura denominada simplesmente de "A Capivara". Escritos em hieroglifos de compreensão dificílima, eles contam a História da criação e do Cosmos em uma série de diálogos entre duas criaturas de identidade desconhecida, denominadas simplesmente de "Eu" (ou "Mim") e "Você" (ou "Cê", ou "Tu"), que frequentemente se confundem, e que não se pode dizer ao certo serem pai/mãe e filho/filha, cônjuges, amigos, inimigos, ou simplesmente 2 desconhecidos com um hobby estranho em comum. O que se sabe com certeza, porém, é que eles definitivamente não tinham nada melhor pra fazer.

Aparentemente, tudo funciona como uma espécie de jogo em turnos, semelhante a uma partida de tabuleiro ou Civilization, com regras que ou são incrivelmente complexas, ou estão constantemente se alterando - o que se torna ainda mais difícil de dizer, visto que somente um dos dois interlocutores demonstra conhecê-las.

Membro do grupo que vem analisando o objeto, o cosmólogo Rafael Perez permanece cético, e declarou que a impossibilidade de determinar a idade dos manuscritos por qualquer um dos meios científicos disponíveis não deve acirrar os ânimos quanto à sua origem remota, que dirá quanto à veracidade das informações neles contidas. "Acredito que as medições possam estar sendo atrapalhadas pelo n° incrível de toxinas presentes nos manuscritos e na água. Mas por outro lado, isso permite chegarmos à conclusões ainda mais impressionantes: em linguagem leiga, seria como se a água da Lagoa transcendesse o tempo e o espaço, de tão suja. É absolutamente fascinante." Perez também alertou para o risco de fraude, evidenciado pela enorme semelhança dos papiros com folhas de caderno da marca "Kajoma".

Os adeptos do Freitismo (ou Capivarismo), religião surgida a partir da descoberta, por sua vez, refutam totalmente estas declarações, e alegam que a palavra Kajoma significa "O Jogo Começou" (ou, para algumas interpretações divergentes, "Silêncio, porra!").

Seguem alguns trechos já traduzidos dos Manuscritos:

"- Muito bem, então. Movi todas as minhas galáxias. E as minhas estrelas. E agora?
- Agora passa a rodada e estamos em... 7 bilhões e 250 milhões pós Big Bang.
- Peraí, 7 e 250?! Mas as rodadas não duravam meio bilhão de anos?
- Não, não, escuta só: as 4 primeiras rodadas duravam 1 bilhão, as 6 depois duravam meio bilhão, mas a partir de 7 bilhões elas passam a durar 250 milhões de anos.
- Ih... sei não, hein. Acho que Você só tinha falado -
- Minha vez!
- Ô, saco.
- Bom, então eeeeu... uso essa minha estrela aqui pra gerar um buraco negro.
- Um o quê?!
- Buraco negro. Matéria condensada, sugando toda a luz ao redor.
- Que chutado.
- Está nas regras.
- Tem certeza? Parece mais alguma coisa que Você inven -
- 3.454 pontos pra mim.
- Iiiih...
- Bom, agora vou mover esse planeta pra cá e fazer ele orbitar essa outra estrela aqui e... pronto. Um sistema estelar. Como é o primeiro sistema estelar do jogo, eu ganho 200 pontos extras... aí somando dá 637... mais os 200, 837, fico com 17.902 no total do jogo. E ganho 3 movimentos extras. Então uso o primeiro pra mover o sistema 6 quadros.
- Pera lá, 6 quadros!? Não eram 3 quadros por turno!?
- Não, não, movimentos bônus contam como rodadas, não turnos. Você vive se confundindo.
- Não vivo porra nenhuma! Você é que não explica direito!
- Você não explica nada!
- Eu estou falando de Você!
- Não, Eu é que estou falando de Você!
- Isso não faz sentido! Pensei que Você fosse Você, e Eu fosse Eu.
- Mas Eu sou Eu!
- Não, Eu sou Eu!
- Então!
- Nao, estou falando da palavra! A palavra Eu. A palavra Eu é o nome de Eu, entende?
- Entendo. É o meu nome.
- Não! É o Meu nome!
- Péra, isso tá muito confuso.
- É o que estou dizendo! Afinal, quem sou Eu, e quem é Você?
- Hm...
- Então?
- ... olha, com esse sistema na nova posição, eu formei minha 3ª galáxia! São mais 5.971 pontos!
- Ah, chega dessa merda!
- O que você fez?!
- Chutei essa merda desse jogo porque tô de saco cheio, torrado dele, não aguento mais Você inventando essas porras dessas regras o tempo todo, Você é um ladrão filho da puta, seu -
- Não, não, o que você fez com esse planeta aqui?!
- Que planeta?
- Esse azul, aí, do lado daquela estrelinha.
- Qual planeta, caralho?
- O terceiro, da esquerda pra direita.
- Sei lá, porra. Tem umas... coisas se juntando nele. São é... como Você chamou, molares?
- Moléculas.
- Que porra é essa?
- Acho que são... hm... seres vivos. É, é, são sim. Uau, Você montou os primeiros seres vivos!
- Isso é bom?
- É ótimo, são 26.446 pontos!
- Ah. Hm. Então eu tô liderando?
- Tá.
- Muito bom. E é minha vez?
- Não, ainda sou eu.
- Ô, porra!"

Mais trechos serão postados conforme a tradução for progredindo.